Você tem um ritual de leitura?

Published by

on

Olá pessoas bonitas e leitoras! Hoje o assunto é um pouquinho mais descontraído.


Eu vejo sempre a polêmica sobre o percentual de leitores aqui no Brasil, e sei que isso envolve diversos fatores internos e externos.
Não vou focar hoje nessas questões, porém gostaria de falar hoje sobre os leitores mais assíduos e na forma de lidar com a correria do dia a dia para não perder suas leituras.


Antes de qualquer coisa, gostaria de ressaltar que nem sempre quantidade é qualidade, e que não se deve comparar a sua quantidade de leituras com a de outras pessoas justamente por isso: cada qual tem uma rotina específica e fatores que possam favorecer ou não esses números, então nada de ficar neurado com quem lê um número gigantesco de livros no mês, ok? Essa não é a realidade da maioria.


Para os que conseguem atualizar sua lista de leituras anual, é perceptível que tem um certo hábito ou ritual de leitura…


Eu por exemplo, gosto muito de ler no transporte, no caminho do trabalho para casa enquanto ouço música (mas quando estou mais cansada isso já não funciona tanto assim). Quando preciso aguardar por longos períodos também ajuda muito a relaxar, desde que o ambiente não seja barulhento ou eu possa usar algum artifício como abafadores ou fones com cancelamento de ruído. Há também aqueles que conseguem colocar suas leituras em dia durante o intervalo de tarefas ou pela noite, quando as coisas ficam mais calmas.

Mas… E quando a cabeça não para e você não consegue se desconectar dos problemas externos?
Algumas pessoas precisam ainda de ajustes extras para a concentração ou para conseguir aproveitar a leitura de forma produtiva (e quando digo produtiva é no sentido de compreensão geral do texto, e não de quantidade).Costumo dizer que em alguns casos, precisamos “ancorar” para aproveitar bem o livro: estar em um ambiente calmo, começando a relaxar, com luz agradável e suave.


Hoje em dia também temos opções muito interessantes para “entrar no clima”, afinal de contas, a leitura como lazer também é um momento íntimo em que nos reconectamos com nossos interesses ou que, simplesmente, nos conectamos com outros “mundos” e vivências fora de nossa realidade. Um exemplo bem bacana é o uso das velas aromáticas para melhorar a experiência de relaxamento, algumas marcas até criaram “velas literárias” com aromas que se relacionam com temas de livros específicos. Essa memória olfativa, a longo prazo, pode ser interessante para criar o hábito e seu corpo e cérebro entenderem que: “este é o momento da leitura”.

Na mesma linha temos as luminárias temáticas, que facilitam as leituras noturnas e dão um charme a mais, já que projetam uma luz suave e o formato de sua cena favorita de livro ou série diretamente na parede ou teto do quarto. Esse esquema lúdico, cria uma atmosfera de conforto e interesse.
Tem gente que antes de ler precisa sentir o cheiro do livro, a textura, ou até mesmo encarar a capa (mesmo que em arquivo digital) por alguns momentos antes de adentrar aquele emaranhado de novas experiências.


As nossas formas de intercalar os textos também fazem parte desses pequenos rituais: há quem, depois de ler um calhamaço, prefira seguir com uma antologia de contos, ou simplesmente um tema mais leve; há também os que entrem em hiatus por um tempo para digerir todos os sentimentos que teve; algumas pessoas gostam de intercalar gêneros, outros têm preferência por ler uma única temática; temos leitores que conseguem ler mais de um livro ao mesmo tempo, e aqueles que prefiram apreciar uma única obra de cada vez…


Ter ou não um ritual de leitura é uma escolha individual, mas nos mostra o quanto cada leitor também é único e não pode ser simplesmente dividido em “quantidades de livros por mês ou por ano”. Por isso, não se sinta pressionado ao te questionarem quantos livros você leu esse ano: lembre-se apenas que é interessante entender o seu próprio tempo e preferências para deixar a experiência cada vez melhor. Não importa se você dedica 5 minutos ou um hora para a leitura, mas sim que seja um momento de qualidade.


E você, tem algum ritual de leitura? Conte aqui pra nós nos comentários!

Deixe um comentário