O que é uma novela na literatura?

Published by

on

Muito se fala nos gêneros – ou subgêneros – narrativos como o conto, a novela e o romance mas… Afinal de contas: o que é uma novela?
A definição mais simples é que é um gênero que, em termos de extensão e detalhamento, fica entre o conto e o romance – ou seja – é intermediário.

Enquanto o conto possui uma extensão média de 12.000 caracteres (considerando que há versões bem mais longas e também os que chamamos de “raíz” que são brevíssimos) e o romance pode se apresentar na forma de calhamaços que parecem verdadeiras bíblias, a novela costuma ser aquele tipo de livro mais curto, que não foca na história de muitos personagens, mas ainda assim tem elementos que permitem uma passagem de tempo maior na narrativa e também deslocamentos para outros espaços.

Esses elementos no conto, por exemplo, seriam limitados.

Para exemplificar melhor, podemos dizer que as principais características da novela, são:

  • Extensão intermediária, ficando entre o conto e o romance;

  • Trama focada em uma situação/personagem;

  • Poucos personagens, subtramas menos detalhadas;

  • Passagem de tempo e deslocamento de ambientes.

Livros como “A hora da estrela”, da Clarice Lispector podem ser enquadrados nesse gênero tanto pela extensão, quanto pela narrativa focada na personagem “Macabéa”.

Note: há outros personagens na trama, mas nenhum deles aparece com a profundidade psicológica ou com tantas descrições de sua trajetória. Podemos citar também algumas obras de Álvares de Azevedo e José de Alencar neste contexto.

Aqui mencionei apenas alguns, mas a literatura brasileira tem várias novelas e autores que se destacam nesse campo.

E você: tem alguma novela favorita? Conta aqui pra gente nos comentários.

Deixe um comentário